quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Sim, a MULHER pode!" Dilma Rousseff

Diante dos diversos comentários preconceituosos e difamatórios contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e seus supostos eleitores, senti ainda mais orgulho em ter apoiado sua candidatura no 2º turno das eleições.

Espero e torço pelo melhor do país e acredito na força e atitude de uma mulher como presidenta. Espero que ela tenha a doçura e sensibilidade de uma mãe e a firmeza e seriedade de uma mulher.

Confesso-me uma analfabeta política em busca de alfabetização.
Votei na candidata Marina do PV no primeiro turno, por acreditar numa vida mais sustentável e me senti confusa e insegura após sua derrota.

Não sabia quem escolher: Serra (PSDB) ou Dilma (PT)?

As fontes? Mídias...

Recebi inúmeros e-mails difamatórios, irônicos, com teor cômico ou de ridicularização de um momento sério do país e senti vergonha em ver um "palhaço" ser eleito em forma de protesto à política atual, pois me perguntei quantos analfabetos assumem posturas de protesto, sem procurar se alfabetizar ou engajar-se por melhorias.

Quantos candidatos bem intencionados ficaram de fora para dar lugar a um protesto inútil?
Só será útil quando houver verdadeira mobilização e comprometimento por mudanças.

Na busca pelo conhecimento, percebi como fui e sou influenciada pela mídia e sociedade capitalista e como a elite do país, presente principalmente no Sul e Sudeste, posicionaram-se contra o atual governo, ou seja, PT, Lula e Dilma.

Busquei na minha experiência sensível, algum motivo para me posicionar contra este atual governo e não encontrei nenhum.

Exclui da lista a palavra "corrupção", por se tratar de presença constante entre meus vínculos sociais, portanto natural em qualquer partido, candidato ou instituição e pessoa que se proponha à representação. E com isto não digo que "o governo (Lula, PT) rouba, mas faz!" e sim, que o povo brasileiro sofre de um problema sério de desonestidade (jeitinho brasileiro) e não percebe que eleger um candidato é como eleger a si mesmo. O povo elege alguém do povo!

Enquanto não houver consciência de que nos pequenos atos cotidianos também reside a corrupção, a desonestidade, a ilegalidade, não teremos candidatos melhores se propondo a nos representar. Teremos pessoas como nós!

Enquanto houver quem se gabe de não pagar contas, de contribuir para à pirataria, de sonegar impostos, acumular assistências, e resolver tudo da maneira mais "fácil," não veremos mudanças significativas na sociedade acontecer.

Esforçar-se como pessoa honesta seria o primeiro passo.
Alfabetizar-se politicamente, o segundo.

Eliminado este critério, procurei buscar nos últimos 8 anos algum motivo que justificasse um posicionamento contra o atual governo e novamente, não encontrei nenhum.

Concordo que poderia ser melhor, como sempre poderá ser, mas ruim não foi.

Em nenhum momento do meu posicionamento difamei o candidato Serra, afinal não tinha argumentos para tal atitude, e ela seria incoerente com uma postura comprometida por melhorias. Até porque somente o que a mídia nos mostra não é definitivamente uma fonte confiável.

Enviei e-mail para a lista do mestrado, com estes mesmos questionamentos e nem metade da metade dos mais de 200 inscritos responderam. E outros também enviaram suas opiniões e manifestos, mas chocantes mesmo foram as várias reclamações sobre os conteúdos dos e-mails, julgados inadequados para a lista.

Uma lista de comunicação de estudantes de mestrado em educação.
Uma lista para discutir melhorias na Universidade Federal de Santa Catarina.
Discutir a educação e tudo que a envolve.

Então discutir política...inadequado?

Talvez o problema seja esse: falta de discussão.
E discutir não é encontrar respostas, mas fazer perguntas...problematizar.
Refletir sobre...

Dia 31 de outubro.
2º turno das eleições 2010.
7:00 Apresentei-me como mesária, pois fui convocada pela segunda vez nos dois turnos.
(e não sou funcionária pública ou voluntária.)
Confesso que é chato receber esta convocação, mas no dia é até divertido.
Conheci pessoas diferentes, presenciei situações curiosas e acompanhei cada minuto das apurações.

E o mais chocante neste segundo turno foi presenciar comentários preconceituosos como: "lugar de mulher é na cozinha e no tanque"; "de mulher mandona já basta minha esposa!", "eu não voto em sapatona!", "vamos separar sc do nordeste!", "nordeste não sabe votar", "dilma assassina!", entre outras palhaçadas ignorantes.

Quando a região mais pobre do país elege com mais de 80% uma candidata, apoiada por um popular presidente, a mensagem é séria!
É a união de um povo sofrido, lutando para não voltar para a miséria, ou no mínimo apavorado com esta possibilidade.
É reflexo de uma melhoria no país e diminuição da miséria.

E quem acha que "programas assistenciais" do governo siginificam "dar o peixe", nunca pescaram, pois R$200,00 seria no máximo a isca.

"Ensinar a pescar" seria estudar, trabalhar, mas quem conseguiria estudar ou trabalhar com a barriga roncando de fome?? Eu não consigo e nem imagino o que seja realmente essa dor.

E se o sul precisa trabalhar mais para surprir as necessidades de outra região é porque é afortunado. Não mora numa região quente, de solo pobre e população miserável.

E fiquei revoltada com comentários como estes "separar o sul do resto do país!".
Pensar assim é ser muito egoísta e montado em dinheiro, pois trabalhando em pedágios e filantropias sei bem que o pobre mais "fodido" ajuda mais que o rico em carro importado.

Falta solidariedade. Falta humanidade. Falta caráter pra este país.

Esta eleição é uma grande vitória para as mulheres, pois como disse Dilma, "Sim, a MULHER pode!" e uma vitória dos trabalhadores, que se submetem todos os dias a serem explorados e mal remunerados pela burguesia, pela elite capitalista.

Tenho certeza que existem acomodados usufruindo das "tetas" do governo, tanto do lado dos pobres, quando do lado dos ricos, mas tenho certeza também que muitos assistidos pelo governo, procuram melhorar a qualidade de vida, estudando, trabalhando, criando o próprio negócio, viajando pelo país, adquirindo casas, bens, livros, indo ao cinema ou acessando a internet.

E se antes eu já tive preconceito com um presidente considerado analfabeto ou semi-analfabeto, hoje me confesso uma admiradora, pois finalmente alguém verdadeiramente do povo, sofrido, miserável, lutou para estar onde está.

E quem disse que a escola da vida não alfabetiza?
Bill Gates, por exemplo, NUNCA terminou a faculdade, mas recebeu diploma especial de Harvard, pela contribuição que deu à humanidade.
E Lula tambem recebeu da USP, homenagem semelhante.

Podia ser melhor? Sempre, mas política não se faz da noite pro dia e é necessária paciência, tolerância e muita luta para plantar as sementes dos frutos que nossos filhos e netos irão colher.

Enquanto nossa atual presidenta lutou pela liberdade e voto direto, hoje muitos brasileiros ignorantes torcem conscientemente para não ter a obrigação e compromisso de votar!

Nunca vi tanta abstinência (num dia ensolarado de feriadão) e tanta indignação para ter que votar.
Ouvi muitos "que saco ter que votar!" ou seja, a falta de comprometimento consigo mesmo é enorme, pois se engana aquele que permanece na vontade cega de ser um analfabeto político!

Um comentário:

  1. Vamos rasgar, então, a Constituição, como querem uns e outros! Não, o sul não é o meu país!
    O mesmos estados que criticam a vitória de Dilma, em nada se mobilizam para mudar tal situação.
    Não à aristocracia. Ou se preserva a Constituição, ou se vai as ruas, reivindicando uma "nova Constituinte".
    As "armas" estão à mesa. Escolha a sua e respeite os outros!
    A continuidade não é do governo Lula, como queria fazer a parecer a oposição, mas sim do governo FHC, continuado pelo governo Lula e que continuará em Dilma. O Brasil "está na mesma", há 16 anos, obrigado! E que continue assim. E por favor, um analista para a oposição esquizofrênica, que diz que o governo Lula é ruim, mas que também diz que ele só deu continuidade ao governo FHC.
    Viva a DEMOCRACIA!

    ResponderExcluir